Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AND THERE'S NO DRIVER AT THE WHEEL


Viagem a Itália: Verona, parte I

Viagem a Itália: Verona, parte II

Viagem a Itália: Porto Venere

Viagem a Itália: Cinque Terre

 

 

 

Florença estava há uns bons anos na minha lista de sítios a visitar antes de morrer. As minhas expectativas estavam mesmo muito altas e esta cidade superou todas e mais algumas.

 

P1050099

escultura "Partir" de Jean-Michel Folon

 

 

 

Saímos da Ligúria em direcção à Toscânia mas antes de irmos para Florença ainda houve tempo para uma paragem a meio do caminho em Pisa. 

A paisagem até Pisa foi praticamente praia do nosso lado direito e hóteis, parques de campismo, restaurantes do lado esquerdo durante vários e vários quilómetros. Via-se também deste lado, bem mais ao fundo, montanhas imponentes polvilhas com neve no topo. Olhando para o mapa quer-me parecer que se tratava do parque Alpi Apuane.

 

A torre de Pisa fica numa praça, a Piazza dei Miracoli, onde existem outros monumentos: a Catedral, o Baptistério e o Camposanto (cemitério).  Existe um simbolismo escondido nesta praça relacionado com as diferentes fases da vida: o Baptistério simboliza o nascimento, o início da vida; a Catedral simboliza a vida e o Camposanto a morte. A torre na realidade faz parte da Catedral pois serve como torre do sino. 

Como seria de esperar este lugar está cheio de pessoas, cada uma a dar asas à criatividade nas poses com a torre como protagonista. 

 

P1040919

 Torre de Pisa

 

 

P1040917 Baptistério

 

 

P1040918

 Catedral

 

 

 

 

No percurso de Pisa para Florença a senhora do GPS levou-nos por uma estrada estreita, no meio de nenhures, por dentro das povoações, mas que nos foi mostrando o cenário inconfundível da Toscânia, algo que depois explorámos melhor quando terminou a nossa estadia em Florença e seguimos para Siena.

 

Em Florença ficámos num apartamento, estilo kitchenette, que ficava a 15 minutos a pé do centro. O apartamento era moderno, muito giro e em conta. Guardámos as malas e fomos até ao centro histórico.  

Pelo caminho passámos pela fachada do Palazzo Pitti onde existem alguns dos mais importantes museus da cidade. As pessoas gostam de se deitar e sentar na área frontal do palácio para descansar, ler ou simplesmente observar o que se passa.

 

P1040932

Palazzo Pitti

 

 

 

Em Florença existem várias pontes sobre o rio Arno. A Ponte Vecchio é a mais conhecida e mais singular, dá vontade de passar horas a estudar cada pormenor. Existem joalharias e outras lojas ao longo da mesma.

Já depois de finalizada a sua construção foram acrescentadas extensões às lojas fora da sua estrutura original que são suportadas por vigas de madeiras conhecidas como sporti. 

 

 

P1050043

Ponte Vecchio

 

 

 

P1040946

as extensões das lojas na Ponte Vecchio

 

 

P1040938

 lojas na Ponte Vecchio

 

P1040986

 

 

 

 

A Piazza della Signoria é a principal praça de Florença. É aqui que se situa o Palazzo Vecchio que ainda hoje em dia funciona como câmara municipal e onde é possível ver várias esculturas na frente do mesmo, entre elas uma réplica do David de Michelangelo, e é onde se localiza também a Loggia dei Lanzi ou Loggia della Signoria, uma galeria aberta também ela com várias esculturas. 

 

 

IMG_20150918_150400164_HDR

Palazzo Vecchio à esquerda e Loggia dei Lanzi à direita 

 

 

P1040957

 

 

 

 

 

 A Loggia dei Lanzi é um sítio onde nos podemos sentar e apreciar o movimento da praça, as várias esculturas, o Palazzo Vecchio.

À noite, quando estava menos gente, sabia bem estar aqui, ao som dos músicos de rua. Às vezes um tocava guitarra, outras vezes outro tocava flauta. Lembro-me de ouvir a "Fragile" do Sting e sentir que não queria estar em algum outro lugar no mundo naquele momento.

 

P1040955

Perseus e a cabeça da Medusa na Loggia dei Lanzi

 

 

P1050001

 Perseus e a cabeça da Medusa na Loggia dei Lanzi

 

 

P1040958

Palazzo Vecchio

 

 

P1040977

estátua de Cosimo I

 

 

 

 

 

Vou continuar a falar de Florença num novo post.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Rita

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.





Pesquisar

  Pesquisar no Blog

blogs Portugal


Apontamentos

Nuno Joana Maggie Inês