Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

AND THERE'S NO DRIVER AT THE WHEEL


Habitualmente não ligo muito a questionários mas gostei bastante deste (livros!) portanto vou responder à tag da the book keeper  

 

 

 

 

1. Qual o livro que está na tua cabeceira? 

 "The Gift" de Lewis Hyde que ando a ler aos poucos. É um livro sobre dádivas e a circulação das mesmas na sociedade, qual o valor monetário que têm ou não têm, a relação entre dádivas e dons e a criatividade. Um livro sobre "o comércio do espírito criativo", como o próprio autor refere. A primeira vez que li sobre ele foi num dos meus sites preferidos, o Brain Pickings e deixou-me curiosa.

 

 

2. Qual foi o último livro realmente bom que leste? 

"Born to Run" do Bruce Springsteen sobre o qual podem ler mais aqui. É um livro com pés e cabeça, bem escrito, cativante, em que este músico consegue transportar aquilo que já transmite nas suas letras para a forma de livro.

 

 

3. Se pudesses encontrar qualquer escritor, vivo ou morto, quem seria? O que lhe perguntarias? 

Só pode ser um? O ideal seria uma tertúlia com uns quantos: Fernando Pessoa, Ray Bradbury, Charles Bukowski, T.J. English, Gonçalo Cadilhe, Ernest Hemingway...  Gostava de saber como surgiu a paixão pela escrita, as dificuldades com que se depararam, o método de trabalho, os livros que eles próprios mais gostaram de ler. 

Se tiver de ser só um, o Fernando Pessoa então. É a minha paixão literária mais antiga.

 

 

4. Qual livro ficaríamos surpresos de encontrar na tua estante? 

Talvez a minha pequena colecção sobre a máfia. É um assunto que me fascina bastante e houve uma altura em que só lia livros sobre o assunto. Ou então os meus livros do Harry Potter que li já em adulta e dos quais gosto muito.

 

 

5. Como organizas a tua biblioteca pessoal? 

Não sou a pessoa mais organizada, infelizmente. A única organização é por autor quando tenho mais que um do mesmo, mas é só essa.

  

 

6. Que livro já "deverias ter lido"? 

Tantos... "Os Irmãos Karamazov" do Dostoyevsky, por exemplo. Já o tenho há uns anos e ainda não o li porque surgem outros e acabo por lê-los primeiro.

 

 

7. Um livro que te desapontou e que é sobrevalorizado / Um livro que todos dizem ser a tua cara, mas que não gostaste / Último livro abandonado. 

Regra geral faço de tudo para não abandonar um livro. Normalmente se não estou a gostar ou com dificuldade em continuar ponho-o de parte durante um tempo e depois volto a pegar nele. Aconteceu-me isso com o "Lord of the Flies" de William Golding, por exemplo. Não é um dos meus livros preferidos e principalmente o ínicio foi penoso mas dá bastante em que pensar (e com que nos preocuparmos). 

O livro mais recente em que isto me aconteceu, mas ao qual hei-de voltar, foi o "Memories, Dreams, Reflections" de Carl Jung escrito em colaboração com Aniela Jaffé. Ficou de parte quando as reflexões sobre a religião e Deus começaram a ser tornar-se demasiado extensas.

 

 

8. Que tipo de histórias chamam a tua atenção? De que tipo de histórias manténs a distância? 

Gosto muito de livros de "não ficção" e nos últimos anos têm sido maioritariamente estes que tenho lido, mas também gosto bastante de ficção. A única condição é que a história seja bem escrita, com personagens que me cativam.  

Livros do género dos da Danielle Steel e romances desse género não me dizem muito. 

 

 

9. Se pudesses indicar um livro para o Presidente, qual seria? 

Como recomendar um livro a um homem que os devora? Tendo em conta a sua formação em Direito e gostar tanto de livros, talvez este: "Life After Death" de Damien Echols. É um livro que me impressionou bastante por causa da enorme injustiça que o envolve. 

 

 

10. Que livros pretendes ler em breve?

"East of Eden" do Steinbeck. Mais um que continua na estante à espera de ser lido mas que vai sendo passado à frente por outros.

 

 

 

Nomeio todos os que quiserem continuar esta booktag :)

Autoria e outros dados (tags, etc)


8 comentários

Imagem de perfil

De Sandra a 03.01.2017 às 15:38

Também adorava ir tomar um cafézinho com o Bukowski :D
Imagem de perfil

De Rita a 03.01.2017 às 16:00

era não era? :D O Bukowski era um daqueles espíritos que daria para tanta conversa :)
Imagem de perfil

De Sónia Pereira a 03.01.2017 às 17:27

Os Irmãos Karamazov são uma batalha dura. Nas primeiras duzentas paginas o autor apenas contextualiza as personagens e locais (mas avisa o leitor disso mesmo). Nada acontece e estive quase a desistir, mas depois de ultrapassada essa fase, é um livro muito interessante. O deus das moscas, a primeira vez que o tentei ler desisti logo no início. Posteriormente retomei a leitura e gostei bastante.
Já tirei do post algumas sugestões de leitura. Ando a tentar ler menos ficção e variar os géneros literários há aqui sugestões interessantes. :)
Imagem de perfil

De Rita a 03.01.2017 às 18:50

Obrigada pela dica quanto aos Irmãos Karamazov. É uma enorme falha minha, ainda não ter explorado os livros do Dostoyevsky...

Fico contente por saber que os livros que referi suscitaram curiosidade :)
Sem imagem de perfil

De JoanaT a 04.01.2017 às 03:40

És uma fonte de inspiração para mim, Rita. Obrigada por estares perto.
Imagem de perfil

De Rita a 04.01.2017 às 09:28

Mimas-me :P :) ***
Imagem de perfil

De the book keeper a 10.01.2017 às 09:35

Super rápida na resposta! :) A colecção sobre a máfia deixou-me intrigada. Parece-me muuuito bem!
Imagem de perfil

De Rita a 10.01.2017 às 11:47

Como gostei bastante do questionário quis responder assim que pude :)

Em relação aos livros da máfia, tudo começou com os livros do T.J. English ( http://www.tj-english.com/ ) e depois dei por mim a ler outros autores sobre o mesmo tema. É uma colecção bastante modesta mas são livros muito interessantes :)

Comentar post



Rita

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.





Pesquisar

  Pesquisar no Blog

blogs Portugal


Apontamentos

Nuno Joana Maggie Inês