AND THERE'S NO DRIVER AT THE WHEEL

Jan17

Na Toscânia existe uma zona entre Florença e Siena que se chama Chianti e é famosa pelos vinhos. Aqui o verde nas suas variadas tonalidades salta logo à vista, vemos fileiras e fileiras de vinhas, o horizonte mostra-nos oliveiras, ciprestes e villas dispersas pelas colinas. É um passeio de carro muito agradável.

Siena fica a cerca de 70 km a sul de Florença e é mundialmente famosa pelo Palio, uma corrida de cavalos que acontece duas vezes por ano, em Julho e em Agosto, na praça principal, a Piazza del Campo.

Em Siena esta corrida é levada muito a sério pois os cavalos e respectivos cavaleiros em competição representam 10 dos 17 contrade (distritos) desta cidade italiana e existe uma grande rivalidade entre eles, vivem isto de forma apaixonada.

Ainda não vi o filme "Quantum of Solace", da saga do James Bond, mas ao que parece a cena abaixo passa-se precisamente num dos dias da corrida.

O centro histórico de Siena está cercado por muralhas e quando lá entramos sentimos que estamos a viajar no tempo e esse sentimento intensifica-se quando chegamos à Piazza del Campo. Subitamente parece que fomos teletransportados para a era Medieval, é uma visão incrível.

Nesta praça o monumento mais relevante é o Palazzo Pubblico e sua Torre del Mangia. Na base da torre existe uma pequena capela em mármore, a Cappella di Piazza, e em frente ao Palazzo Pubblico podemos ver o Palazzo Sansedoni.

O chão faz lembrar uma concha, côncavo e dividido em nove partes. A torre, os vários edifícios e o Sol vão fazendo jogos de sombras na praça conforme as horas vão passando ao longo do dia.

Torre del Mangia

Cappella di Piazza na base da torre e o Palazzo Pubblico

Palazzo Sansedoni no lado direito

Torre del Mangia e Palazzo Pubblico

torre vista do Cortile del Podestà, o átrio do Palazzo

pormenores do Palazzo Pubblico

Almoçámos num dos vários restaurantes que existem nas ruas do centro histórico e que têm mesas no exterior. Comi tortellini com fiambre e ele pasta ai quattro formaggi. Os gelados, como praticamente sempre, eram pecaminosos de tão bons. Desta vez escolhi avelãs com straciatella e o Pedro quis chocolate, baunilha e café.

Siena tem uma catedral, a Cattedrale Metropolitana di Santa Maria Assunta ou Duomo di Siena. É uma catedral que, apesar de bem mais pequena e mais modesta que a de Florença, também impressiona, principalmente pela sua fachada. É considerada uma das mais bonitas de Itália.

Duomo di Siena

Num pequeno jardim escassos metros fora das muralhas, afastado do reboliço do coração de Siena na Piazza del Campo, deu para apreciarmos novamente a paisagem típica da zona. Estavam poucos turistas, várias pessoas de idade avançada a conversar e crianças na brincadeira. Dava para sentir a tranquilidade da vida do campo.

Ainda fomos surpreendidos durante a tarde por uma cerimónia que não sabemos exactamente o que era mas talvez estivesse relacionada com o Palio do mês anterior.

Depois de fazermos check-in no hotel ainda voltámos à noite e jantámos pizza sentados novamente no chão da Piazza del Campo. Estava uma bonita noite de Verão e aquele cenário era digno de algum romance histórico.

Na manhã seguinte continuámos a seguir para sul, com destino a Bolsena.

Viagem a Itália: Verona, parte I

Viagem a Itália: Verona, parte II

Viagem a Itália: Porto Venere

Viagem a Itália: Cinque Terre

Viagem a Itália: Florença, parte I

Viagem a Itália: Florença, parte II

Viagem a Itália: Florença, parte III

De Sónia Pereira a 09.01.2017 às 23:20

É engraçado o poder dos blogs. Tenho algumas viagens em mente, mas viajar para Itália não se encontrava no meu top de preferências. Agora, desde que acompanho os teus posts, tenho andado a convencer o meu marido da necessidade extrema de visitarmos a Toscânia.
Tudo o qual tens mostrado parece combinar a 100% com o tipo de sítios que gosto de conhecer. Obrigada pela partilha. Agora é ver se faço as malas e vou. :)

De Rita a 10.01.2017 às 11:29

Estes posts têm-me feito reviver tanta coisa boa, ainda bem que estou a conseguir transmitir o que vi e vivi ao ponto de gerar esse interesse :)
Quando forem se precisarem de alguma dica é só dizer ;)
Sem imagem de perfil

De JoanaT a 10.01.2017 às 00:31

Belíssimos lugares, tão bem retratados nas palavras e fotos, Rita. Obrigada pela viagem. A estátua David, a cidade de Florença e Siena parece tudo incrivel!
Viajar assim ctg fica tão em conta ;) mas também dá vontade de lá ir!
Adorei o sabor do gelado com menta e o de banana e canela ;)

De Rita a 10.01.2017 às 11:33

Obrigada :)) o meu objectivo é tentar ao máximo "levar-vos" até estes sítios mas é sempre complicado porque estar lá é sempre melhor que ler sobre estes lugares, claro.

Os gelados... tão, tão bons!

De João Freitas Farinha a 11.01.2017 às 17:50

Continuo a tirar notas :)

De Rita a 11.01.2017 às 18:55

Ehehe isso é bom sinal :)