Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

THE CAR IS ON FIRE

AND THERE'S NO DRIVER AT THE WHEEL

03
Jan17

Livros, livros e mais livros. BookTag: by the book

Rita

Habitualmente não ligo muito a questionários mas gostei bastante deste (livros!) portanto vou responder à tag da the book keeper  

 

 

 

 

1. Qual o livro que está na tua cabeceira? 

 "The Gift" de Lewis Hyde que ando a ler aos poucos. É um livro sobre dádivas e a circulação das mesmas na sociedade, qual o valor monetário que têm ou não têm, a relação entre dádivas e dons e a criatividade. Um livro sobre "o comércio do espírito criativo", como o próprio autor refere. A primeira vez que li sobre ele foi num dos meus sites preferidos, o Brain Pickings e deixou-me curiosa.

 

 

2. Qual foi o último livro realmente bom que leste? 

"Born to Run" do Bruce Springsteen sobre o qual podem ler mais aqui. É um livro com pés e cabeça, bem escrito, cativante, em que este músico consegue transportar aquilo que já transmite nas suas letras para a forma de livro.

 

 

3. Se pudesses encontrar qualquer escritor, vivo ou morto, quem seria? O que lhe perguntarias? 

Só pode ser um? O ideal seria uma tertúlia com uns quantos: Fernando Pessoa, Ray Bradbury, Charles Bukowski, T.J. English, Gonçalo Cadilhe, Ernest Hemingway...  Gostava de saber como surgiu a paixão pela escrita, as dificuldades com que se depararam, o método de trabalho, os livros que eles próprios mais gostaram de ler. 

Se tiver de ser só um, o Fernando Pessoa então. É a minha paixão literária mais antiga.

 

 

4. Qual livro ficaríamos surpresos de encontrar na tua estante? 

Talvez a minha pequena colecção sobre a máfia. É um assunto que me fascina bastante e houve uma altura em que só lia livros sobre o assunto. Ou então os meus livros do Harry Potter que li já em adulta e dos quais gosto muito.

 

 

5. Como organizas a tua biblioteca pessoal? 

Não sou a pessoa mais organizada, infelizmente. A única organização é por autor quando tenho mais que um do mesmo, mas é só essa.

  

 

6. Que livro já "deverias ter lido"? 

Tantos... "Os Irmãos Karamazov" do Dostoyevsky, por exemplo. Já o tenho há uns anos e ainda não o li porque surgem outros e acabo por lê-los primeiro.

 

 

7. Um livro que te desapontou e que é sobrevalorizado / Um livro que todos dizem ser a tua cara, mas que não gostaste / Último livro abandonado. 

Regra geral faço de tudo para não abandonar um livro. Normalmente se não estou a gostar ou com dificuldade em continuar ponho-o de parte durante um tempo e depois volto a pegar nele. Aconteceu-me isso com o "Lord of the Flies" de William Golding, por exemplo. Não é um dos meus livros preferidos e principalmente o ínicio foi penoso mas dá bastante em que pensar (e com que nos preocuparmos). 

O livro mais recente em que isto me aconteceu, mas ao qual hei-de voltar, foi o "Memories, Dreams, Reflections" de Carl Jung escrito em colaboração com Aniela Jaffé. Ficou de parte quando as reflexões sobre a religião e Deus começaram a ser tornar-se demasiado extensas.

 

 

8. Que tipo de histórias chamam a tua atenção? De que tipo de histórias manténs a distância? 

Gosto muito de livros de "não ficção" e nos últimos anos têm sido maioritariamente estes que tenho lido, mas também gosto bastante de ficção. A única condição é que a história seja bem escrita, com personagens que me cativam.  

Livros do género dos da Danielle Steel e romances desse género não me dizem muito. 

 

 

9. Se pudesses indicar um livro para o Presidente, qual seria? 

Como recomendar um livro a um homem que os devora? Tendo em conta a sua formação em Direito e gostar tanto de livros, talvez este: "Life After Death" de Damien Echols. É um livro que me impressionou bastante por causa da enorme injustiça que o envolve. 

 

 

10. Que livros pretendes ler em breve?

"East of Eden" do Steinbeck. Mais um que continua na estante à espera de ser lido mas que vai sendo passado à frente por outros.

 

 

 

Nomeio todos os que quiserem continuar esta booktag :)

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Rita 04.01.2017

    Mimas-me :P :) ***
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.